sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Artes Visuais


Conceito: Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Lidam diretamente com o sentido visual de cada individuo e por consequencia se encaixam nessa categoria: pintura, desenho, gravura, fotografia, cinema, escultura, a instalação, arquitetura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.


-Pintura: No século XX a pintura de cavalete se mantém através da difusão da galeria da arte. A técnica continua a ser valorizada por ilustradores e estilistas principalmente e em especial na publicidade. Avanços artísticos ganham força no início desse século, há grandes avanços na produção gráfica. Com o advento da computação gráfica a pintura se une a fotografia. A imagem digital, por ser composta por pixies é um suporte em que se podem misturar as técnicas de pintura, desenho, escultura e fotografia.

- Gravura: Existem registros de trabalhos que utilizam a técnica da serigrafia desde o século VIII, na China, porém a técnica começa a ser mais usada por artista a partir do século XX. As peças chaves podem ser feitas com placas de cobre, zinco ou latão. Estas são gravadas com incisão direta ou pelo uso de banhos ácidos. Água-forte, água-tinta, ponta seca são as técnicas mais usuais. A matriz recebe a técnica de gravação escolhida pela pessoa e depois é só colocar a imagem no papel. A serigrafia apresenta diversas técnicas de gravação de imagem. Uma que pode ser usada como exemplo é o processo de gravação fotográfico – fotografia. Imagens são gravadas na tela de poliéster e com a utilização de um rodo com tinta para que a imagem seja transferida para o papel.

- Fotografia: A fotografia se estabiliza como processo industrial no século XX articulando uma câmera ou câmera escura como dispositivo formador de imagem, e um modo de gravação de imagem luminosa.

- Cinema: O cinema é a arte de compor e realizar filmes para serem projetados, é símbolo e motor de uma nova mentalidade do lazer, culminando pelos anos vinte do século XX, sendo primeiramente um divertimento com analogia ao circo e dirigido às classes mais desfavorecidas. O cinema é uma sucessão de fotos fixas, apresentadas por projeção sobre uma grande tela, vinte e quatro imagens por segundo. Em termos técnicos, o cinema vem sendo um veículo da cultura de massas, com a possibilidade de atingir um grande número de pessoas ao mesmo tempo e está sujeito a três elementos essenciais da comunicação: o emissor, o receptor e o meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário